Operação Última Rodada: Polícia desarticula grupo ligado a ataques entre torcidas

Geral Segurança pública

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Última Rodada, destinada ao cumprimento de 20 mandados judiciais — sendo 10 de prisão e 10 de busca e apreensão — nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A ação foi conduzida pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot), em parceria com o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos da Polícia Militar (Bepe/PMGO).

De acordo com as informações repassadas pelas corporações, os alvos são integrantes e simpatizantes de um grupo criminoso associado a setores da torcida organizada Força Jovem, suspeitos de envolvimento em ataques e emboscadas na região metropolitana de Goiânia. Parte dos investigados também teria ligação com uma facção criminosa de atuação nacional.

As investigações apontam que o grupo seria responsável por uma emboscada ocorrida em 1º de outubro de 2025, no Conjunto Residencial São Geraldo, em Goiânia. Na ocasião, cinco pessoas que retornavam de uma partida de futebol amador — vinculada à torcida Esquadrão Vilanovense — foram interceptadas por criminosos em três veículos e motocicletas. Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram agredidas com barras de ferro e porretes.

Uma das vítimas sofreu traumatismo craniano após ser golpeada na região da cabeça e precisou de atendimento médico emergencial. As outras quatro também sofreram agressões graves, e tiveram roupas associadas à torcida rival e objetos pessoais subtraídos.

Durante a operação desta quinta-feira, nove investigados foram presos, entre eles pessoas apontadas como organizadores e financiadores do ataque. A polícia apreendeu armas brancas, veículos supostamente utilizados no crime, celulares e itens relacionados à torcida organizada.

A Polícia Civil informou ainda que dois suspeitos já haviam sido presos em flagrante logo após o crime, ocorrido em outubro.

A divulgação das imagens e da identificação dos detidos, segundo a corporação, ocorreu em conformidade com a Lei nº 13.869/2019 e com a Portaria nº 547/2021 da DGPC, mediante despacho fundamentado da autoridade responsável, visando auxiliar na identificação de possíveis novas vítimas.

Fonte: Policia Civil de Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *