Polícias de Goiás e DF desarticulam grupo que aplicava golpes virtuais com perfis falsos de parlamentares

Geral Segurança pública

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), apoiou nesta quarta-feira (17) a Divisão de Análise de Crimes Virtuais da Polícia Civil do Distrito Federal na deflagração da Operação Falsa Tribuna, voltada ao combate de uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas.

Segundo as investigações, o grupo criava perfis falsos de deputados e ex-deputados de Brasília, utilizando imagens e dados públicos para aplicar golpes em vítimas por meio de aplicativos de mensagens. A prática consistia em simular emergências médicas ou acidentes, solicitando transferências financeiras imediatas, principalmente via PIX.

A estratégia de usar a identidade de autoridades públicas aumentava a credibilidade das mensagens e ampliava o poder de convencimento dos criminosos. Com isso, vítimas eram induzidas a realizar pagamentos sem verificar a veracidade dos pedidos.

No cumprimento dos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do Distrito Federal, foram recolhidos celulares e outros materiais, que passarão por perícia técnica.

Até o momento, os indícios apontam para a prática dos crimes de falsa identidade (art. 307 do Código Penal), estelionato eletrônico (art. 171, §2º-A), lavagem de capitais (Lei 9.613/1998) e associação criminosa (art. 288 do CP). As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *