Com a chegada do verão, crescem os riscos de acidentes com escorpiões em Senador Canedo. As altas temperaturas e a umidade favorecem a proliferação desses animais, que se adaptam facilmente ao ambiente urbano e são frequentemente encontrados em esgotos, entulhos, terrenos baldios e locais com materiais de construção.
Segundo o coordenador da Vigilância em Zoonoses do município, Murilo Stefan, os escorpiões costumam se esconder em ambientes escuros e úmidos, como atrás de móveis, dentro de calçados, entre folhas secas, caixas de gordura e materiais acumulados. Por isso, ele recomenda que a população esteja atenta, especialmente em casas com crianças, verificando roupas, sapatos, mochilas e brinquedos antes do uso.
Para reduzir o risco de acidentes, a Vigilância orienta a população a adotar medidas preventivas simples, como:
- Tampar ralos, frestas e vãos;
- Manter quintais limpos e livres de entulhos;
- Evitar o acúmulo de materiais de construção expostos;
- Realizar dedetizações periódicas.
“Caso apareça um escorpião em casa, é importante fazer a dedetização não só na residência, mas também nos imóveis vizinhos. E, em caso de picada, procurar imediatamente uma unidade de saúde, principalmente quando a vítima for criança ou idoso”, alerta Murilo Stefan.
A Prefeitura, por meio do Centro de Zoonoses, oferece suporte à população com recolhimento de escorpiões e orientações de prevenção. O atendimento pode ser solicitado pelo telefone: (62) 99221-2559.
Foto: Lara Eduarda