A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), adquiriu 20 tablets que serão utilizados no atendimento às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
A medida atende a uma exigência do Governo Federal, após a atualização do Cadastro Único, realizada em março de 2025. A reformulação, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), implementou mudanças voltadas ao aumento da segurança do sistema, à redução de fraudes e à agilidade no atendimento ao cidadão.
De acordo com a gestão municipal, a integração de dados, que antes poderia levar meses, agora poderá ser concluída em poucos dias. A tecnologia também permitirá o atendimento offline, possibilitando que famílias em regiões sem acesso à internet sejam incluídas no sistema sem prejuízo de cobertura.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Simone Assis, afirmou que o investimento representa um avanço na prestação de serviços:
— Com esses tablets, conseguimos agilizar o processo de atendimento e, ao mesmo tempo, garantir mais segurança e transparência, evitando fraudes. É um avanço que traz mais confiança e qualidade no cuidado com as famílias atendidas pelo município.
Com a iniciativa, Senador Canedo se antecipa às mudanças federais e busca modernizar o atendimento às famílias beneficiárias dos programas sociais.
Fonte: Prefeitura de Senador Canedo