“A Assistência social trabalha conectada a outras secretarias”, Simone Assis

Assistência Social Economia Geral

Secretária de Assistência Social e primeira dama de Senador Canedo em entrevista exclusiva ao 100 Papas

A Secretária de Assistência Social e primeira dama de Senador Canedo, Simone Assis, afirmou, em entrevista exclusiva ao 100 Papas que uma das principais estratégias para o sucesso do trabalho de sua pasta é a integração com outras secretarias do município.

Segundo ela, esse alinhamento é importante por conta de que a população utiliza a cidade como um todo, então aquele cidadão que faz uso da assistência social, muita das vezes não sabe como acessar outros serviços básicos como saúde, agricultura e educação. “Essas oportunidades não podemos perder, se caso não conseguimos atender o usuário do serviço completamente, que pelo menos ele saia com a informação completa de como prosseguir nas outras necessidades que ele tem”, salienta.

Simone reforça que faz parte da normativa da Assistência Social realizar um serviço socio educativo, deixar claro todos os direitos do cidadão e encaminhar ao local certo, facilitar a vida dele para ter o acesso ao atendimento de sua necessidade. “Nós conversamos muito com o secretariado, um pergunta ao outro e estamos conectados, e por conta disto, conseguimos otimizar os processos”, comenta a secretária.

Outra pauta levantada pela secretária é a implantação de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na cidade. “Realizamos a reforma do CRAS da Galvão, a mudança do CRAS Central que antes ocupava um prédio que não era da prefeitura, e agora iremos construir um novo na região sul, próximo a escola Abdon Ferreira, e também queremos ampliar o do Jardim das Oliveiras, que como é na praça Céu, tem as partes burocráticas que tivemos que resolver para dai sim poder realizar a obra”, reforça.

Atualização do cadastro do CAD único

A Secretária cita que a população usuária dos serviços de assistência social necessita se atentar a manter atualizado os cadastros do CAD Único, pois alguns acabam perdendo os benefícios por não se atentar a esse detalhe.

“O governo federal exige que pelo menos há cada dois anos esta pessoa atualize seus dados, pois se não fazem isto, é colocado uma ressalva, e a pessoa pensa que é a prefeitura que está fazendo ela, quando na verdade vem do federal, pois as vezes a pessoa mudou de casa, ou alguém se empregou, casou, uma criança mudou de escola, então essa família tem que ir no CRAS para fazer a atualização”, comenta.

Parceira com governo estadual

Simone afirma que Senador Canedo está alinhado com a maneira de trabalhar do governo estadual, ela reforça que é uma gestão focada no cidadão. “Sempre que a gente pensa em algo aqui, eles já pensaram lá, ou o contrário, fomos contemplados com vários programas, como aluguel social por exemplo, também o construindo campeões focado nos atletas, o aprendiz do futuro, que trás premiações de intercambio no exterior, são muitas ações com resultados”, reforça.

Cursos profissionalizantes da Secretária de Assistência Social

A Secretaria oferece diversas capacitações a população de Senador Canedo, através do Núcleo de Aprendizagem e Cidadania. De acordo com Simone, mais de 1.200 pessoas foram formadas através deles, que são em parceira com o Cotec e Pronatec. “Fico feliz em ver pessoas que saíram do zero aprenderem e terem uma profissão, e também temos programas para ajudar na parte empreendedora, como cursos de marketing ou ajudas a conseguirem financiamentos e benefícios para darem o ponto de partida no empreendedorismo”, comenta.

Outros cursos são focados nas crianças e adolescentes, como Bombeiro Mirim, Guarda Mirim, Guardiões ambientais, que servem para pegar estes jovens e oferecer atividades sadias e conhecimento, além de civismo e hierarquia, ocupando o seu tempo com coisas boas, o que pode tirar estes pequenos do caminho da criminalidade.

Canedo Social

Este projeto já teve 700 pessoas contempladas, e de acordo com Simone, ele trás um reforço financeiro a famílias que cumprem os critérios, como presença escolar das crianças, cartão de vacinas em dias, dentre outras coisas, com um reforço de 350 reais para cada participante.

Sobre Eleições 2026

O nome de Simone Assis tem sido ventilado nas redes sociais como possível candidata a deputada estadual. Quando perguntada sobre essa possibilidade, Simone diz que recebe com lisonjeiro, pois é sinal que o trabalho a frente da Assistência Social está dentro dos trilhos do progresso.

“Nós só trabalhamos, recebemos esse voto de confiança pra isso, e para mim é a base de tudo, e se esse trabalho rendeu um nome que aparece na pesquisa é porque está dando certo, eu não esperava, não tinha esse plano, mas vejo como um reconhecimento”, comenta.

Ela reforça que acha prematuro, mas que pensa em considerar, apesar de ser ainda uma situação prematura.  “Tenho um deja vú do que aconteceu com o Fernando Pellozo (Prefeito), porque ele também só trabalhava e tomou um susto quando o nome dele apareceu em pesquisas”, salienta.

Texto: Pedro Jordan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *